Cartão de Crédito

O cartão de crédito é uma forma de pagamento eletrônico em forma de um cartão de plástico com o nome do portador, número do cartão e data de validade na frente.

No verso, há um campo para assinatura do cliente, o número de segurança e a tarja magnética. A maioria dos cartões têm a forma e o tamanho padronizados.

Há também a possibilidade do portador do cartão adquirir bens ou serviços não sendo o titular da conta, e sim tendo o cartão adicional.

O cartão de crédito serve como meio de pagamento para comprar um bem ou contratar um serviço. O titular da conta recebe mensalmente uma fatura com todas as transações executadas e o total a pagar.

O titular pode optar pagar todo o valor ou pagar apenas o valor mínimo, adiando o pagamento do restante para o mês seguinte, estando sujeito à taxa de juros. Além de serem utilizados para compras em estabelecimentos, os cartões de crédito permitem compras online.

Alguns sites de vendas online permitem como opção de forma de pagamento cartão de crédito, débito em conta e pagamento por boleto. No entanto, em alguns só há a possibilidade de pagamento com o cartão de crédito.

Toda conta possui um limite de compras definido pelo banco. Conforme as compras são feitas, o limite diminui até que as compras são negadas quando o limite é insuficiente. O limite é liberado novamente mediante o pagamento da fatura.

Utilizar o cartão de crédito disponibiliza ao utilizador uma série de vantagens, como não precisar ter dinheiro ou cheque disponíveis no ato da compra, ter um prazo a mais para efetuar o pagamento, a escolha de quando receberá a fatura e dependendo do cartão, não há pagamento de anuidade.

Em uma transação, o cartão é passado em um aparelho eletrônico ou em um equipamento integrado ao sistema do estabelecimento (como em supermercados). Nesse momento, aparecem duas opções: crédito ou débito.

Depois, pode-se decidir o número de parcelas e o tipo de parcelamento (com ou sem juros). Esse aparelho se comunica com o adquirente, empresa responsável pela comunicação da transação com entre o estabelecimento e a bandeira, que por sua vez direciona para o emissor. O emissor decide se a transação será aprovada.

Em caso de transação aprovada, o aparelho emite duas vias de comprovante; uma para o portador e outra para o estabelecimento, que deve ser assinada pelo portador.

Alguns cartões de crédito têm mais segurança contra fraude quando possuem um chip de segurança pois é requisitada uma senha.

Enfim, a utilização de cartões de crédito é simples, rápida e segura, sendo preferência de forma de pagamento da maioria dos compradores.